Thursday, 8 April 2010

ALERTA: Contas do FACEBOOK comprometidas

Algumas contas do FACEBOOK foram comprometidas.
Isto significa que nem sempre as mensagens recebidas de vossos amigos terão realmente sido enviadas por eles. Há quem tenha conseguido saber o username e password de vários utilizadores, e deste modo ande a enviar mensagens em nome deles.

Esta semana, de Abril de 2010, várias pessoas (eu incluído) receberam de amigos uma mensagem semelhante a:
«This article changed my life [link apagado propositadamente] I’m sharing this with everyone in my group.»
Não é aconselhável seguir este tipo de links. Estes sites podem conter programas que exploram vulnerabilidades dos browsers para instalar vírus, ou outras formas de malware, sem que os visitantes mandem instalar o que quer que seja.

Para evitar que as vossas contas sejam comprometidas, devem escolher passwords fortes.
Ou seja:

  • As passwords devem ser difíceis de adivinhar
  • Não devem usar passwords iguais em sites diferentes.
  • As passwords não devem conter (pelo menos apenas) palavras que existam no dicionário.
  • Para evitar ataques de força bruta (tentar várias combinações de caracteres), as passwords devem conter um misto de maiúsculas, minúsculas, algarismos e caracteres especiais.

Os usernames, sempre que possível, devem ser também mantidos em segredo. Fazem parte da vossa identificação. Para que alguém possa adivinhar a vossa password e lhe dar uso, primeiro tem de conhecer o vosso username.

No FACEBOOK não coloquem dados pessoais sensíveis no vosso perfil. Se colocarem número de telefone e e-mail no vosso perfil, lembrem-se que quando alguém comprometer a conta de um vosso amigo terá acesso a esse tipo de informações.

No comments:

Post a comment